Página Inicial


  Consultoria


  Produtos


  Institucional


  Serviços


  xHarbour


  Fale Conosco

 
PRWin 4.0 Server - Para Windows 9x/ME/NT/2000/XP

Software totalmente escrito em ambiente janela usando xharbour. Conta com várias inovações em relação as versões anteriores e ainda permite melhorar o acesso às impressoras.

O PRWin 4.0 é um software que não necessita de nenhum comando RUN para imprimir, basta apenas direcioná-lo para um diretório e todos os arquivos com extensão pré-definida que forem gravados neste diretório serão impressos. Com isso é possível imprimir em qualquer impressora, somente direcionando o relatório para um arquivo neste diretório, permitindo assim uma melhor implementação do uso de impressoras em rede.

>> Perguntas mais frequentes

>> Opções e telas do PRWin

>> 6 passos para colocar o PRWin funcionando

>> Usando o aplicativo SEND para enviar arquivos remotos

>> Montando um relatório gráfico com o PRWin

>> Imprimindo imagens com o PRWin

>> Imprimindo código de barras com o PRWin

>> Capturando a porta LPT e direcionando para o PRWin

>> Impressão de boleto bancário com o PRWin

>> Criando um menu de associação por extensão

>> Downloads e como adquirir o PRWin




Perguntas mais frequentes

O que é o PRWin?
O PRWin é um programa que foi criado para tornar possível a utilização de impressoras gráficas para imprimir relatórios modo texto e dessa forma o PRWin se torna uma ponte entre o aplicativo e a impressora.

Como funciona?
O PRWin funciona de duas formas diferentes:
Por impressão direta - Desta forma o PRWin simplesmente pega o relatório e o envia para uma impressora pré-definida ou definida dentro do próprio relatório, assim ele é enviado diretamente para a impressora, no caso de impressoras USB que não possuem a emulação de fonte própria (modo texto) estes relatórios não imprimem.
Por impressão gráfica - Com a impressão gráfica ativada (Forçar modo gráfico) ou especificada no início do arquivo a ser impresso, o PRWin passa a ser um conversor de comandos, convertendo os comandos de impressoras, definidos pelo usuário em ações compatíveis, onde qualquer impressora consegue entender. Assim, comandos de impressoras comuns (que você pode cadastrar) funcionam em qualquer impressora. Ainda há a possibilidade de impressão de código de barras e gráficos pelo PRWin na modalidade de impressão gráfica.

O PRWin funciona como o DOSPRINTER?
A idéia final é esta, ou seja, o PRWin ser um DOSPRINTER evoluído. A única coisa que o PRWin não faz que o DOSPRINTER dá suporte são aos comandos para criar imagens BITMAPEADAS, coisa que são poucos que utilizam.

Programas antigos podem imprimir com o PRWin?
Sim. Com o LPT2FILE instalado e rodando, todos os relatórios enviados para a impressora são direcionados para um arquivo. Então basta direcionar este arquivo para um diretório que o PRWin esteja monitorando.

Qual a diferença entre a versão STANDARD e SERVER do PRWin?
A funcionalidade das duas versões é a mesma, porém a versão SERVER também trabalha via TCP/IP, assim não é necessário que um diretório seja mapeado no computador. Junto com a versão SERVER é disponibilizado o programa SEND, que envia arquivos, isto para uso tanto em Linux quanto em Windows.

Qual a vantagem de enviar os arquivos via TCP/IP ao invés de ter uma pasta mapeada?
Sabe-se que mapear uma unidade com pontos de longa distância é um risco muito grande, portanto na emulação de terminal, a versão SERVER é a mais indicada, pois ao se conectar com um servidor, ele trafegará em um canal limitado aos arquivos necessários para impressão do relatório.

Mas como assim? Não preciso mais usar o SAMBA nem o CUPS?
Exatamente. Com o servidor Linux e terminais Windows, você não precisa mais do SAMBA e nem do CUPS. Quando o usuário abre uma sessão em um emulador de terminal no Windows e loga no Linux, você pode obter o número de IP do computador e dessa maneira fazer com que o seu sistema use o PRWin da máquina remota para enviar os relatórios para a impressora, de forma mais eficiente e segura do que via CUPS e sem a possibilidade de erros. Isso proporciona mais segurança e facilita em até 50% a intação e montagem de um servidor, pois não é mais necessário perder horas mapeando impressoras e configurando o SAMBA, sem contar que o servidor fica livre somente para o processamento do sistema. O CUPS e o SAMBA não precisam mais ficar instalados na máquina do servidor, o que permite diminuir e aliviar muito o processamento.

<< Retornar ao topo



Opções e telas do PRWin

O PRWin é simples, porém funciona como uma alternativa aos servidores de impressão (Versão SERVER indicada).



Os elementos básicos que fazem parte do PRWin estão disponibilizados na tela acima. E são eles:

Frame superior
Ativo: Marque esta opção para o PRWin começar a monitorar a pasta indicada.
Iniciar minimizado: Deixe esta opção marcada se desejar que toda vez que o PRWin for acessado ele já inicie minimizado ao lado do relógio.

Frame central:
Apagar arquivo: Para limpeza da pasta monitorada você pode usar este botão para apagar um arquivo.
Cancelar impressão: No decorrer do envio de um arquivo para a impressora você pode usar esta opção para cancelar o processamento do PRWin.
Status: Mostra a condição de operação atual do PRWin.
Arquivos: Quantidade de arquivos que já foram processados pelo PRWin.
Impressos: Quantidade de arquivos que já foram impressos pelo PRWin.
Logo abaixo a hora de entrada do sistema, hora atual e a quanto tempo o PRWin está rodando.

Frame inferior
Fontes suportadas pela impressora: Fontes que podem ser usadas pela impressora durante o relatório. Existe variação de acordo com a impressora instalada.
Tempo de atualização: Tempo em milésimos de segundos em que o PRWin irá buscar novos arquivos para impressão, no caso acima a cada 3 segundos o PRWin irá procurar novos arquivos para impressão.
Paisagem: Caso a opção escolhida seja "Sim", o relatório sairá em modo paisagem. Só funciona em relatórios gráficos no caso deste parâmetro não ser especificado no início do relatório.
Forçar relatório gráfico: Para impressoras que não tem fontes na sua memória, você só conseguirá imprimir se esta opção estiver marcada.
Iniciar com o Windows: Marque esta opção para que o PRWin seja carregado quando o Windows iniciar.
Tipo de papel: Relação dos tipos de papéis mais utilizados, por padrão o PRWin usa o formato A4 (mais comum no Brasil) para relatórios gráficos e forçados. Para mudar basta selecionar o novo tipo de papel.
Tipos de arquivos: Tipos de arquivos selecionados, pode conter nomes completos ou máscaras. Pode ter mais de uma máscara definida, devendo ser separada por ";" (ponto e vírgula). Exemplo: *.txt; *.prn ou P*.PRN.
Qualidade: Qualidade com que o relatório gráfico será impresso. Deve ser definido somente nesta tela. (A versão de demonstração só imprime em qualidade alta).
Botão Comandos: Este botão abrirá a janela para cadastro dos comandos de impressão.



Esta tela não possui segredos. Nela você cadastra o comando e como o relatório vai reagir quando o PRWin encontrar um determinado comando.

Pode-se definir comandos para mudança de fonte, estilo, tamanho, papel, orientação, cor, etc... Isto permite que o PRWin possa ir além do DOSPRINTER.

No caso de cadastrar seus próprios comandos, envie-nos seu DBF para criarmos um banco de dados atualizado e disponível gratuitamente pela internet. Alguns comandos já estão pré-definidos. Lembre-se de colocar os comandos de maneira que um não elimine o outro. Você pode usar os botões "Mover para cima" e "Mover para baixo" para definir a ordem de processamento do comando pelo PRWin.

Para cadastrar os comandos, você deve digitar os valores ASCII separados por espaço, no caso do comando conter letras, você pode digitar a letra pois assim o PRWin entenderá que não é um número e sim uma string. Um comando que contenha um número com o CHR(27)+"0" não pode ser cadastrado como 27 0 pois o PRWin entenderá 0 como sendo o CHR(0) então ele irá procurar o comando CHR(27)+CHR(0) ao invés de CHR(27)+CHR(48). Então cadastre o comando como 27 48.

Clique no botão mapa de caracteres para ter uma prévia da tabela ASCII, para saber valores de cada elemento da tabela ASC.



Relatório SAMPLE.PRN do DOSPRINTER impresso com o PRWin, obtendo o mesmo resultado:



Facilidade na impressão de código de barras multicoluna:



<< Retornar ao topo


6 passos para colocar o PRWin funcionando

1 - Abra o PRWin
2 - Selecione o diretório que o PRWin irá monitorar.
3 - Marque a opção "Converter caracteres para ANSI" se quiser que os caracteres acentuados saiam corretos em qualquer impressora. No caso de relatório gráfico, nem sempre é preciso.
4 - Clique no botão ativo.
5 - Marque a opção "Forçar relatório gráfico" no caso de uso de impressoras USB.
6 - Clique no botão minimizar para o programa ir para a barra do lado do relógio.  

<< Retornar ao topo



Usando o aplicativo SEND para enviar arquivos remotos

Sabemos que nos dias de hoje, a conexão remota (Servidor de aplicação) é algo quase indispensável; uma das suas maiores limitações é justamente a impressão. Em um servidor Windows, gerenciar as portas locais e recursos remotos é difícil e o mesmo acontece com o Linux, onde ainda podemos contar com uma gama maior de emuladores de terminal. Alguns até mesmo desviam de forma simples, os relatórios para a máquina local, mas com muitas limitações, pois o relatório sai apenas como um texto em formato RAW.

O PRWin SERVER foi criado para acabar com esta limitação. Com ele é possível enviar um PDF para a máquina local e exibir um menu de associação, onde o usuário poderá escolher o que fazer com o arquivo, para isto, o PRWin monitora a porta Socket 49544 (lembre-se de verificar seu firewall), e o SEND se conecta a máquina onde o PRWin está e envia o arquivo diretamente para ele, dispensando assim o mapeamento de unidades remotamente.

O SEND tem versões para Windows e Linux que acompanham o pacote Full e demo, a forma de uso é bem simples:

Iremos supor que você tenha um servidor Linux na sua rede e esta máquina possui o IP 192.168.0.1, e suas máquinas clientes, terminais Windows, tenham os IP's a partir de 192.168.0.10, assim, quando você se conecta ao servidor Linux via SSH usando o Putty ou qualquer emulador de terminal de sua preferência, o seu programa poderá resgatar o conteúdo da variável de ambiente SSH_CLIENTE, que contém o IP da máquina que está conectando remotamente ao servidor. A partir deste momento você poderá então usar o SEND para enviar os arquivos para o PRWin nesta máquina local (O PRWin deve estar na máquina cliente devidamente rodando e ativo).

Exemplo de uso do SEND, para enviar o arquivo RELATORIO.TXT para uma máquina com o PRWin SERVER em execução:

Em Windows: send.exe 192.168.0.20 relatorio.txt 4096
Em Linux: ./send 192.168.0.20 relatorio.txt 4096

O SEND aceita 3 parâmetros:

1 - IP da máquina onde o PRWin está rodando
2 - Nome do arquivo a ser enviado
3 - Tamanho do buffer para envio (Pode ser qualquer valor numérico, quanto maior, mais rápido fica a transferência, porém em redes onde a taxa de transferência é menor, isto pode prejudicar bastante a performance do envio).

O PRWin sempre irá salvar os arquivos no diretório que ele estiver monitorando e executar o processo normal de impressão ou associação do arquivo a uma ação local.

<< Retornar ao topo



Montando um relatório gráfico

Você pode especificar os parâmetros do PRWIN na primeira linha do relatório, O PRWIN procura por variáveis que você deve definir na primeira linha, sempre terminando o seu valor por ";".

Variáveis aceitas:

Variável Descrição
$IMP$ Número da impressora especificada, deve ser um número sem espaços, Ex: $IMP$=1;
$T$ Deve ser P, R para Paisagem ou Retrato, Ex: $T$=P;
$SPO$ Nome do spooler que será apresentado na caixa da impressora, Ex: $SPO$=AUTO LOJA - RELATÓRIO;
$P$ Tipo de papel, deve ser o valor númerico representando o tipo de papel, veja os valores na tela principal o PRWIN, na caixa tipo de papel, Ex: $P$=9;
$FR$ A presença deste valor informa que mesmo com os parâmetros acima a impressão será direta, não passando por filtragem do PRWIN. Assim as variáveis: $T$,$SPO$ e $P$ serão ignoradas e o PRWIN encaminhará o relatório para a impressora $IMP$ porém diretamente (RAW).


Assim, você pode especificar na primeira linha todas estas opções, Ex: $IMP$=1;$T$=R;$P$=9;$SPO$=Meu programa - Impressão;

Se resolver forçar o modo de impressão direta use o seguinte: $IMP$=1;$FR$

Repare que $FR$ não precisa de parâmetros.


Se não especificar nenhuma destas variáveis na primeira linha, o PRWIN entenderá que o relatório é um relatório TEXTO e só o interpretará se a caixa "Forçar relatório gráfico" estiver marcada.

<< Retornar ao topo



Imprimindo imagens

Existem comandos que são inalterados, no caso para imprimir imagens você poder usar o comando CHR(27)+"ARQUIVO.BMP". Este é o mesmo padrão adotado pelo DOSPRINTER para impressão de imagens. Verifique o Sample.prn para ver como usar.

Os textos podem sobrepor a imagens sem maiores problemas, pois a imagem não faz alterações na posição relativa da impressora, assim vc pode até colocar uma imagem de um documento como fundo do seu relatório, ou até mesmo fazer marca d´agua.

<< Retornar ao topo



Imprimindo código de barras

Para imprimir código de barras o comando é o mesmo usado para imprimir BITMAP porém você deve definir parâmetros separados por ";". Estes parâmetros são sempre iniciados por uma LETRA e após a letra até o primeiro ";" o valor.

Parâmetros aceitos para impressão do código de Barras

Código Descrição
C Código de barras que será impresso, é o único parâmetro obrigatório, Ex: "C1234567890123;"
R Para especificar o orientação do código de barras, você poder rodar ele em 4 direções:
0 - Normal sem rotação
1 - 180 graus (De ponta-cabeça)
2 - 270 graus (Vertical a esquerda)
3 - 90 graus (Vertical a direita)
Ex: "C1234567890123;R1;"
Valor padrão = 0
A Altura do código de barras, Ex: "C1234567890123;A40;"
Valor padrão = 26
O Opções de digito e leirura:
0 - Não exibe o código legível e Não Calcula dígito verificador
1 - Exibe o código legível e Não Calcula o dígito verificador
2 - Não exibe o código legível e Calcula o dígito verificador
3 - Exibe o código legível e Calcula o dígito verificador
Ex: "C1234567890123;O0;"
Valor padrão = 1
T Tipo do código de barras a ser impresso:
1 - Codabar
2 - 128 A
3 - 128 B
4 - 128 C
5 - 25 Interleaved
6 - Code 39
7 - EAN 13
8 - EAN 8
9 - UPC A
10 - UPC E
Ex: "C12345678;T8;"


Assim, para imprimir o código de barras você pode especificar todos os parâmetros ou apenas os necessários. Como as imagens, o Código de barras é impresso usando a posição atual do cursor e não faz modificações nesta posição.

<< Retornar ao topo



Capturando a porta LPT e direcionando para o PRWIN

Este recurso é muito útil quando não se tem o código fonte do programa ou o programa tenha sido abandonado pelo programador. Junto com o PRWIN existe um diretório chamado LPTARQUIVO, dentro deste diretório você encontrará um pequeno programa chamado LPT2FILE.

Este pequeno programa troca a interrupção do DOS que é usada para direcionar informações para a impressora, assim ele passa a direcionr a impressão para um arquivo, assim você pode direcionar a saída da impressora para um arquivo no diretório que o PRWIN está monitorando.

Supomos que o PRWIN esteja monitorando a pasta C:\TEMP então basta executar o LPT2FILE assim:
LPT2FILE LPT1=C:\TEMP\TEMP.PRN

Assim tudo que for para a LPT1 vai ser redirecionado para o arquivo TEMP.PRN dentro da pasta C:\TEMP.

Desta forma o arquivo irá para a impressora padrão do PRWIN, no caso da impressora ser USB e não suportar impressão em modo direto, marque a caisa "Forçar relatório gráfico" no PRWIN.

Este programa funciona em Windows 98 e XP.

<< Retornar ao topo



IMPRESSÃO DE BOLETO BANCÁRIO

A versão 3.8 do PRWIN possibilita a impressão de boletos bancários para os principais bancos brasileiros. Para especificar que o relatório é um boleto bancário, você deve especificar a variável "$BLT$" na primeira linha, e assim o PRWIN pegará a primeira linha do relatório e procurará uma sequência de variáveis necessárias para montar o boleto bancário, sendo obrigatório apenas as variáveis que especificam o banco do Cedente e o tipo de Carteira. Antes de fazer sua rotina, você deve se informar no banco para saber quais os dados que você precisará para poder montar o boleto bancário do seu cliente; você deverá se informar também sobre qual é o "Nosso número" e o "Seu número" e coisas do tipo, para gerar um boleto bancário que realmente atenda as espectatívas do banco e do seu cliente.

Junto com o PRWIN 3.8 você poderá pegar um pequeno programa que faz a geração do boleto bancário e que usa todas as variáveis possíveis para montar o mesmo.

Especificação das variáveis:

Todas a variáveis devem estar especificadas entre "$" seguida do sinal de igualdade e o seu valor será o valor que existe do sinal de "=" até o primeiro ";".

Para atribuir a variável BANCO o número do banco ficaria assim: $BANCO$=341;

Assim uma variável deverá ser especificada uma após a outra, em qualquer ordem e tanto em letras maiúsculas ou minúsculas.

Imagem do cabeçalho

IMAGEM Nome relativo ao arquivo local que será impresso. Ex: "C:\FOTO.JPG".
TEXTO Texto que sera impresso na área branca do boleto, o salto de linha deve ser representado por "~".

 

Dados do cedente (Quem está emitindo a boleta bancária):

NOME Nome.
CPFCGC CPF ou CGC do cedente, sendo necessário especificar o tipo de documento separadamente.
TIPO_INSCR Tipo de documento (0=Outros,1=P. Física,2=P. Jurídica), se for especificado qualquer valor que não seja um desses será assumido o valor "1".
CODIGOCEDENTE Código. (Verifique se o banco exige esta especificação)
DIG_CODIGO Código verificador do código do cedente.
RUA Rua.
NUMERO Número da casa.
COMPLEMENTO Complemento.
BAIRRO Bairro.
CIDADE Cidade.
CEP CEP da cidade. (Especificar o CEP sem máscara, Ex: 36950000)
ESTADO Estado (Especificar com 2 dígitos apenas)
EMAIL E - mail

Dados do sacado (Que irá receber a boleto para efetuar o pagamento)

SAC_NOME  
SAC_CPFCGC CPF ou CGC do sacado, sendo necessário especificar o tipo de documento separadamente.
SAC_TIPO_INSCR Tipo de documento (0=Outros,1=P. Física,2=P. Jurídica), se for especificado qualquer valor que não seja um desses será assumido o valor "1".
SAC_RUA Rua.
SAC_NUMERO Número.
SAC_COMPLEMENTO Complemento.
SAC_BAIRRO Bairro.
SAC_CIDADE Ipanema.
SAC_ESTADO Estado.
SAC_CEP CEP da cidade. (Especificar o CEP sem máscara, Ex: 36950000)
SAC_EMAIL E - mail.
SAC_BANCO

Código do banco do Sacado, pode especificar qual sequencia de 3 números, não há especificação técnica para este campo)

SAC_AGENCIA Agência
SAC_DIG_AGENCIA Digito verificador da agência quando existir.
SAC_CONTA Número da conta bancária do sacado.
SAC_DIG_CONTA Dígito verificador da conta bancária do sacado.

Datas (Datas inválidas não serão impressas)

DT_DOC Data do documento.
DT_PROCESSA Data de processamento da boleta. (Dia em que foi impresso)
DT_VENCIMENTO Data de vencimento.
DT_ABATIMENTO Data de abatimento.
DT_BAIXA Data da baixa.
DT_CREDITO Data do crédito.
DT_DESCONTO Data do desconto.
DT_MORA Data de juros/mora.
DT_OCORRENCIA Data da ocorrência.
DT_PROTESTO Data do protesto.

Valores (Alguns campos de valores serão exibidos separadamente no corpo do boleto bancários, como caso de juros por mora ou IOF)

VL_DOCUMENTO Valor do boleto.
VL_ABATIMENTO Valor do abatimento.
VL_DESCONTO Valor do desconto.
VL_MORA Valor de juros/Mora.
VL_DESPESAS Vaor de despesas.
VL_IOF Valor do IOF.
VL_OUTRASDESPESAS Valor de outras despesas.
VL_OUTROSCREDITOS Valor de outros créditos.

Dados complementares e principais para o boleto bancário.

CARTEIRA Campo obrigatório que especifica a carteira do título. (Verificar com o banco)
BANCO Banco em que será creditado o valor do boleto, veja abaixa a lista de bancos válidos. (A relação de bancos abaixo, são os bancos que o PRWIN permite para impressão do boleto bancário)
AGENCIA Agência que será creditado o valor.
DIG_AGENCIA Dígito verificador da agência.
CONTA Conta em que será creditado o valor.
DIG_CONTA Dígito verificador da conta.
NOSSO_NUMERO Número do título do banco. (Verificar com o banco, O digito verificador é calculado automaticamente)
SEU_NUMERO Número do título da empresa. (Verificar com o banco o uso do mesmo)
NUMERO_DOC Número do documento (Do seu programa ou controle próprio, não influência no código de barras)
ACEITEDOC Campo "Aceite" do boleto bancário. (1=Sim, qualquer valor diferente de "1" é entendido como Não)
TIPO_OCORRENCIA Tipo da ocorrência, veja lista de valores abaixo, o valor padrão é: 04 - Remessa Baixar.
DESC_REJEICAO Descrição do motivo de rejeição. (Extendida)
MOTIVO_REJEICAO Motivo da rejeição.
DESC_ORIGINAL Descrição original.
EMISSAO Tipo de emissão do documento, valores de 1 a 4 conforme tabela abaixo. O valor normal é 4 (Cliente quem emite a boleta), qualquer valor fora da faixa é interpretado como valor default.
ESPECIE Espécie do documento, ou seja, ao que se refere, veja tabela abaixo. O valor normal é 28 (Recibo).
INSTRUCOES Instruções que serão impressas no corpo do boleto. Ex: "Sujeito a protesto após 5 dias de atraso".
LOCAL_PAGAMENTO Descrição do local de pagamento.Ex: "Pagável em qualquer banco até o vencimento"
OCOR_ORIGINAL Ocorrência original.

Tabelas de bancos que o PRWIN suporta para impressão de boleto bancário

001 - Banco do Brasil
021 - Banestes
033 - Banespa
038 - Banestado
104 - Caixa Econômica Federal
237 - Bradesco
244 - Banco Cidade
275 - Banco Real S/A
291 - Banco de Crédito Nacional
320 - BicBanco
341 - Banco Itaú S/A
347 - Sudameris
353 - Banco Santander
356 - Banco Real ABN AMRO
389 - Banco Mercantil do Brasil
394 - BMC
399 - HSBC
409 - Unibanco
422 - Banco Safra
453 - Banco Rural S. A.
479 - Bank Boston
745 - Citi Bank

Descrição dos tipos de emissão disponíveis

1 - Banco que emite
2 - Banco não reemite
3 - Banco reemite
4 - Cliente que emite

Espécide do documento

01 - Aluguel
02 - Apólice de seguro
03 - Cheque
04 - Contrato
05 - Contribuição Confederativa
06 - Contribuição/Seguros
07 - Dívida Ativa do Estado
08 - Dívida Ativa do Município
09 - Dívida Ativa da União
10 - Duplicata Mercantil/Indicação
11 - Duplicata Mercantil
12 - Duplicata Rural
13 - Duplicata de Serviço
14 - Duplicata de Serviço/Indicação
15 - Fatura
16 - Letra de Câmbio
17 - Mensalidade Escolar
18 - Nota de Crédito Comercial
19 - Nota de Crédito de Exportação
20 - Nota de Crédito Insdustrial
21 - Nota de Crédito Rural
22 - Nota de Débito
23 - Nota Promissória
24 - Nota Promissória Rural
25 - Nota de Seguro
26 - Outros
27 - Parcela de Consórcio
28 - Recibo
29 - Triplicata Mercantil
30 - Triplicata de Serviço
31 - Warrant

Tipos de ocorrências

01 - Remessa:Alterar Nome/Endereço do Sacado
02 - Remessa:Alterar Número de Controle
03 - Remessa:Alterar Vencimento
04 - Remessa:Baixar
05 - Remessa:Cancelar Abatimento
06 - Remessa:Cancelar Desconto
07 - Remessa:Cancelar Instrução/Protesto
08 - Remessa:Conceder Abatimento
09 - Remessa:Conceder Desconto
10 - Remessa:Debitar em conta
11 - Remessa:Dispensar Juros
12 - Remessa:Outras ocorrências
13 - Remessa:Protestar
14 - Remessa:Registrar


Para imprimir o boleto bancário você deve especificar a Carteira e o Banco e também a variável BLT que informa ao PRWIN para não enviar o relatório para a impressora e sim usar os dados da primeira linha para fazer o boleto bancário.

Um pequeno exemplo para impressão de boleto com o mínimo necessário:

set printer to teste.prn
set device to printer
@ 0,0 say "$BLT$ $CARTEIRA$=175;$BANCO$=001;$VL_DOCUMENTO$=750.33;"
set device to screen
set printer to




Boleto Impresso com o PRWIN 3.8 com imagem no cabeçalho



<< Retornar ao topo



Definindo associação aos arquivos monitorados

Este recurso está presente apenas na versão 3.9c e faz parte da extensão server.

Para ativar este recurso no PRWIN basta criar o arquivo ASSOC.PRW no diretorio do PRWIN. Este arquivo deve seguir a seguinte formatação para que surta o devido efeito.

Em cada linha do arquivo, você deve passar 3 valores separados por ";".

</EXTENSÃO>;</TEXTO>;</AÇÃO>

</EXTENSÃO> = Extensão do arquivo. Ex: PRN,TXT,DOC, etc.

</TEXTO> = Texto que será exibido no botão da janela de opções.

</AÇÃO> = O que o PRWIN deve executar caso a opção seja selecionada. Este valor por ser uma linha de comando ou os valores:

Opção Descrição
-1 Cancela o processamento.
0 Envia o arquivo normalmente para impressora definida nele ou no PRWIN.
Valores acima de zero Qualquer valor númerico relativo ao numero da impressora na posição que o PRWIN exibe, envia o relatório para a impressora, logo, você pode definir botões para cada impressora instalada, ou para as impressoras que o usuário pode usar.


Supondo que eu queira que todo arquivo PRN tenha seu destino especificado pelo usuário; exibindo a opção para abrir o arquivo com o Notepad, imprimir para a impressora de PDF na posição 1 (Exibida nesta posição pelo PRWIN) e também dando a opção de imprimir diretamente para a impressora padrão do PRWIN ou especificada no arquivo, e exibindo por fim um botão para cancelar a operação; teria que criar o arquivo ASSOC.PRW com as seguintes linhas:

prn;Abrir com NOTEPAD;c:\windows\notepad.exe %1
prn;Imprimir para PDF;1
prn;Imprimir;0
prn;Cancelar;-1


Agora, se eu quiser também, encaminhar arquivos DOC diretamenta para o WORD do usuário, posso ainda adicionar ao mesmo arquivos opções para isto:

prn;Abrir com NOTEPAD;c:\windows\notepad.exe %1
prn;Imprimir para PDF;1
prn;Imprimir;0
prn;Cancelar;-1
doc;Abrir com o WORD;winword.exe %1
doc;Cancelar;-1


Este arquivo sempre é carregado pelo PRWIN, você pode colocar inúmeras associações nele.

Obs: As linhas de comando podem receber o nome do arquivo como parâmetro, bastando usar a variável %1 para isto.

<< Retornar ao topo



DOWNLOADS E COMO ADQUIRIR

Clique em um dos links abaixo para fazer o download da versão referida. (A VERSÃO ATUAL É 4.0 SERVER)

Versão 4.0 SERVER DEMO
PRWIN SERVER DEMO(*) Valor da versão completa: R$ 99,90
Código fonte R$ 1.500,00


Pague em até 12 vezes agora usando seu cartão de crédito:

*Antes de adquirir leia o texto abaixo*



Antes de adquirir leia:

Após efetuar seu pagamento nos envie os seguintes dados:
1 - Nome completo e CPF ou nome de sua empresa e CNPJ
2 - Endereço completo e 1 telefone fixo

Se deseja usar as rotinas de boleto bancário, primeiro faça todos os testes junto ao seu banco, pois as rotinas de boleto bancário são parte gratuita do PRWIN e não tem suporte a correções nem alterações de imediato, nem garantia de funcionalidade e não nos responsabilizamos pelo uso das mesmas.

O suporte de uso do PRWIN é por e-mail, não abrangendo a programação ou correções de rotinas de seu sistema.

Primeiramente faça todos os testes antes de adquirir a nossa solução, não somos responsáveis por resultados e aplicações incorretas do sistemas, nem mesmo esponsáveis pelos relatórios e compatibilidade dos mesmos com o PRWIN.



Limitações da versão demo:
1 - Exibe mensagem ao receber um arquivo.
2 - Exibe mensagem antes de começar a imprimir um arquivo.
3 - So imprime em qualidade máxima.
4 - Na impressão do boleto bancário não exibe informações dos clientes.

Versão free 3.9b
PRWIN DEMO STANDARD (1mb) Valor da versão completa: R$ 59,90


Versões anteriores
PRWIN 2.4 PRO Esta versão acompanha o CD Clipper com código fonte em Delphi 5.
PRWIN 2.3 Rev 1 Somente DEMO, não mais comercializada
PRWIN 2.0 Rev 2 Somente DEMO, não mais comercializada
PRWIN 2.1 Somente DEMO, não mais comercializada


UTILITARIOS - Versão 3.9b ou superior.

Utilitário Descrição
boletoimg.zip Dll para boleto bancário sem ficha de caixa e com suporte a imagem no cabeçalho. (Atualizada)
codbar.zip Dll para impressão de código de barras (Compatível com versões 3.4 em diante)


Obs.: Estes arquivos devem estar na pasta do Windows ou na pasta onde o PRWIN.EXE estiver instalado. Não é necessário nenhuma configuração.

Para adquirir o PRWIN 4.0 SERVER entre em contato no e-mail vagucs@vagucs.com.br para saber como efetuar o pagamento e como registrar o software para sua empresa.

Limitações da versão DEMO: Antes de cada relatório exibe uma caixa de texto com mensagem e no relatório gráfico imprime duas linhas com informações sobre o meu site.

<< Retornar ao topo



  

© 2009 Vagucs - Todos os direitos reservados | Desenvolvido pelo Grupo Vagucs Online.
Adicionar aos Favoritos    Política de Privacidade    Termos de Uso